Nutrologia Organizacional: 5 passos na Promoção da Nutrição Saudável no Trabalho

Entre as interações que um indivíduo tem com o ambiente, a “entrada” de alimentos acontece várias vezes ao longo do dia. E muitos indivíduos com vida laboral ativa, boa parte desse  tempo se passa no ambiente de trabalho. Assim, medidas nutricionais no ambiente de trabalho podem contribuir para a instituição e consolidação de hábitos alimentares saudáveis.

Algumas medidas podem contribuir de modo especial nesta cruzada.

  • Promova ações locais inicialmente, a fim de criar um modelo de comportamento aplicável para toda a organização, com setores ou indivíduos-campeões e respectivos lemas como: “mantenha a hidratação diária”, “traga mais lanches de casa”, “faça lanches saudáveis”, “vá até a praça de alimentação em vez de fazer sua refeição na mesa”
  •  

    Crie comitês para explorar o endo-marketing, valendo-se dos canais corporativos da instituição e disseminar o conhecimento sobre o tema.

  • Não presuma que os funcionários saibam exatamente o que são hábitos saudáveis. Trabalhe mais detalhadamente os aspectos práticos da alimentação saudável em workshops ou estações de treinamento na própria empresa.
  • Crie na empresa as condições para consolidação destes mesmos hábitos promovidos como acesso a refrigeradores, microondas, espaços reservados para preparo e consumo de lanches, tempos oficialmente cedidos para o treinamento, combate ao sedentarismo e incorporação de estímulos ao uso de escadas;
  • Trabalhe políticas organizacionais amplas que incluam horários reservados para exercício físico e alimentação saudável, acorde com prestadores de serviço a inclusão de itens de contrato que incluam a disponibilidade de alimentos mais saudáveis, pesquise junto aos seus funcionários atividades que possam ser implementadas, até mesmo avalie a pertinência de parcerias com academias e ginásios próximos.

Ações ecologicamente corretas começam pela modificação dos hábitos alimentares dos indivíduos. E as organizações tem um papel fundamental para consolidar novos e saudáveis hábitos de vida com retorno não apenas para si, mas principalmente para o próprio funcionário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *